Aveia

A aveia é um cereal bastante consumido, pode ser encontrado em forma de farelo, farinha ou flocos. É um alimento bastante nutritivo, possui fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas, carboidratos, vitaminas, entre outros.
Benefícios: a aveia possui diversos benefícios, um deles é a melhora na digestão. Consumir aveia com frequência diminui a prisão de ventre. Isso ocorre porque o alimento possui fibras, o que adiciona volume as fezes e retém a água para torna-las mais macias. Dessa forma, elas tendem a se mover pelo trato digestivo e são eliminadas mais facilmente. Mas, é importante beber bastante água para processar a porção de aveia ingerida e desfrutar do benefícios.


Consumo: A aveia é um alimento versátil que pode ser acrescentada em saladas de frutas ou até mesmo incluída em massas de pães, sucos, tortas, biscoitos e bolos. A recomendação para pessoas adultas varia entre 20 e 30 gramas diárias de aveia.


Contraindicações: No geral há alguns efeitos colaterais se o consumo de aveia for em excesso. Pode causar aumento da produção de gases (pela fermentação intestinal), do bolo fecal e do número de evacuações. Portanto, procure seu médico para melhor ser avaliado.