Hemorroidas: sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento

A doença hemorroidária é uma das doenças ano-retais mais comuns, afetando uma quantidade significativa da população ao longo da sua vida.

As hemorroidas são veias ao redor do ânus que se inflamam ou dilatam, podendo ser internas, externas ou mistas. Durante o movimento intestinal essas veias dilatam-se e retraem-se geralmente voltando ao tamanho normal.

Sintomas da hemorroidas:

  • Coceira provocada por inchaço das veias o que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas;
  • Sangramento resultante do rompimento das veias anais (sinais ou manchas de sangue na roupa íntima ou no papel higiênico);
  • Dor ou ardor durante ou após a evacuação;
  • Saliência palpável no ânus podendo ou não voltar sozinha para dentro após a evacuação.

Fatores de risco da hemorroidas:

Defecação difícil, uso crônico de laxativos, longos períodos sentado no banheiro, gravidez, além de rotinas profissionais ou esportivas podem ainda aumentar mais esta pressão dentro das veias, o que as leva a dilatar. A hereditariedade também é reconhecida como um fator importante para o desenvolvimento de hemorroidas.

Diagnóstico da hemorroidas:

Consulta médica, avaliando sua história clínica com a associação do exame físico proctológico.

Sintomas leves deve-se fazer a correção de hábitos alimentares como maior ingestão de fibras e água, menor ingestão de álcool e pimenta pois diminuir o esforço para evacuar é muito importante para não piorar o problema. Caso as medidas clínicas iniciais não resultam em um bom controle dos sintomas pode ser necessário fazer um tratamento definitivo com cirurgia ou ligadura elástica.

Tratamento para Hemorroidas:

Existem várias técnicas cirúrgicas à disposição com resultados variáveis e com diferentes vantagens e desvantagens. A escolha da abordagem cirúrgica dever ser ponderada para cada paciente individualmente, tendo em conta múltiplos fatores.