O que é um Estoma?

Um estoma é um procedimento que gera a exteriorização, através da parede abdominal, de uma parte do intestino (delgado ou grosso) ou dos condutos urinários que permite que fezes ou urina sejam expelidas.

Como é a Estomas?

O estoma tem cor vermelha, é brilhante e úmido. Isso ocorre porque ele é uma membrana mucosa, como a mucosa dentro da sua boca. A pele ao seu redor deve estar lisa, sem vermelhidão ao redor, sem coceiras, feridas ou dor.

A sua localização vai depender do local do segmento comprometido, determinado pelo médico. Pode também variar o tamanho, forma e o tipo de construção. Tudo vai depender da patologia de base e da parte do intestino que foi afetada; Ele pode ser temporário ou definitivo.

Por suas características, não poderá ser controlado voluntariamente e por essa razão é necessário utilizar uma bolsa de coleta de fezes ou urina.

Você sente dor na Estomas?

Não dá para sentir o estoma, portanto, tocá-lo não é doloroso.

Por que fazer a estomia?

Os motivos que levam as pessoas a passarem por esse procedimento são variados, como: perfurações acidentais no abdômen, câncer de intestino, no reto e na bexiga, e em alguns casos, devido a algumas disfunções que impossibilitam o funcionamento desses órgãos.

Após um período de adaptação, com às mudanças nos padrões de eliminação, bem como dos hábitos alimentares e de higiene as pessoas ostomizadas podem levar uma vida normal devendo apenas respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança de que necessitam.

Você pode agendar sua consulta agora mesmo! Clique aqui para agendar!