O que é (Vídeo)Colonoscopia

A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, mas que avalia principalmente o intestino grosso com o objetivo de diagnosticar infecções, tumores e pólipos (crescimento anormal do tecido da mucosa).

Com o paciente sedado, é introduzido pelo ânus um colonoscópio, uma espécie de tubo flexível com cerca de 01 metro de comprimento e 01 centímetro de diâmetro com uma minicâmera na ponta. O paciente não sente dor.

A colonoscopia completa permite que o médico avalie completamente a mucosa do íleo terminal, colo e reto e obtenha biópsias ou uma documentação fotográfica de quaisquer anormalidades identificadas.

As indicações específicas para uma colonoscopia são múltiplas. Para o rastreamento de câncer colorretal, a indicação é que todas as pessoas sem histórico familiar para esse tipo de câncer façam o exame a partir dos 45-50 anos. Quem tem ou teve familiares com a doença, deve começar a realizar o exame dez anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico do câncer.

Uma preparação intestinal é de importância crítica para que possa examinar adequadamente todo o colo.

A colonoscopia não necessita de internação, o paciente e liberado logo em seguida. A presença de um acompanhante é essencial, já que os efeitos dos sedativos e anestésicos podem demorar algumas horas para passar. A alimentação após o exame deve ser leve. Caso seja retirado tecido para biópsias ou pólipos sejam removidos, podem ocorrer sangramentos, o que é normal. Outros efeitos colaterais são gases e desconforto abdominal.