Qual a importância da ingesta de água para o intestino?

O nosso corpo é composto por 60% de água, é um grande volume e por isso é tão importante para o funcionamento do organismo.

Quando a ingesta de água é insuficiente é muito comum que o seu corpo responda de maneira negativa e isso pode ser notado facilmente pelo sistema digestivo.

Com o baixo consumo desse componente as fezes podem ficar ressecadas, tornando a evacuação difícil. Durante a formação do bolo fecal o intestino reabsorve parte da água presente nas fezes, se o nosso corpo não tem líquidos suficientes, ele acaba absorvendo muita água desse bolo fecal, deixando as fezes mais ressecadas. Essas fezes ressecadas tem mais dificuldade de passar pelo intestino, diminuindo a velocidade do trânsito intestinal e quanto mais tempo o bolo fecal fica no intestino mais água vai absorvendo, tornando assim a expulsão das fezes mais difícil podendo apresentar dores abdominais e anais. Consequentemente, isso pode ocasionar alguns problemas, como hemorroidas causadas diretamente pelo esforço que o corpo necessita para eliminar as fezes muito secas ou sólidas.

Dica: Beba bastante água, cuide do seu corpo e garanta mais saúde, e para mais informações não deixe de agendar uma consulta com seu proctologista.