Qual a importância do jejum para realizar o exame de colonoscopia e cirurgias?

O jejum é a prática da abstenção de ingestão de sólidos e de líquidos por um período antes da realização de uma cirurgia ou exame sob sedação, por exemplo: colonoscopia. Ele é necessário, pois visa evitar a aspiração pulmonar do conteúdo gástrico durante a anestesia.

Assim que é anestesiado, o paciente não tem reflexos para tossir ou vomitar, ou seja, não tem reflexo para expelir substâncias. Caso haja conteúdo no estômago, ele pode voltar através do esôfago para a boca e, considerando que o paciente não está apto a tossir ou a vomitar, esse conteúdo pode entrar pela traqueia e alcançar os pulmões. A esse fenômeno damos o nome de “broncoaspiração” e ele pode ser muito grave, pois causa uma reação muito intensa nos pulmões, em outras palavras o paciente se afoga com o conteúdo do estômago.

Dessa forma, o jejum tem como objetivo garantir o esvaziamento gástrico, permitindo que o paciente chegue ao momento do seu procedimento com o estômago vazio, minimizando o risco de broncoaspiração.

O jejum é necessário quando for realizar um procedimento eletivo sob anestesia geral ou sob qualquer tipo de sedação. Não é necessário quando forem utilizados somente anestésicos locais.

Para mais informações não deixe de agendar sua consulta com um médico especialista.