O Covid-19 (Coronavírus) e a Coloproctologia

Sintomas gastrointestinais, tais como diarreia, náuseas e vômitos, são descritos em pacientes com COVID-19, e podem ocorrer até mesmo na ausência de manifestações respiratórias, sendo relacionados a inflamação intestinal provocada pelo processo virótico.

Além dos sintomas respiratórios e gastrointestinais, a infecção pelo SARS-CoV-2 produz resposta inflamatória desencadeada pela rápida replicação viral e destruição celular, induzindo a liberação de citocinas que acabam por induzir ativação da cascata de coagulação, causando fenômenos trombóticos, que podem se manifestar em diversos territórios vasculares.

Já foram descritos trombos em arteríolas na microcirculação pulmonar tanto em áreas de parênquima pulmonar normal quanto no tecido danificado pelos efeitos do vírus.

Encontramos na literatura relato de quadro de necrose intestinal aguda secundária aos efeitos trombóticos microcirculatórios provocados pelo novo coronavírus.

Além da trombose pulmonar e intestinal, foi observado aumento expressivo da incidência de trombose venosa profunda (TVP) em pacientes internados em UTI devido à COVID-19, chegando a 85%, mesmo em uso de anticoagulação profilática.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta com seu coloproctologista!!!